Naturalmente entendemos que a eficiência, a produtividade e os rendimentos de uma empresa são fatores que envolvem diferentes questões e por isso, é necessária extrema atenção e cuidados aos diversos detalhes no dia a dia de qualquer instituição.
Um destes detalhes, são as cores dos ambientes de trabalho, além das paredes, a cor de cada móvel também influencia, afinal, é possível compor um ambiente harmônico com cores das paredes e dos móveis.
Nesse breve texto vamos entender como isso pode influenciar na produtividade e na disposição dos trabalhadores e, em consequência, na melhor produtividade, bem-estar e qualidade de vida de todos os envolvidos no mundo corporativo.
Há diversas pesquisas e estudos sobre esse tema que confirmam influência das cores no ambiente de trabalho e como os colaboradores podem ter a sua produtividade afetada.
Listamos alguns tópicos bem bacanas para te ajudar a escolher as cores do ambiente corporativo, considerando também as cores dos móveis que irão compor esse ambiente.
Afinal, todos nós, seres humanos, somos influenciados pelo ambiente externo e um dos estímulos que mais recebemos bem por meio das cores.
Não se trata apenas do aspecto visual, as cores influenciam no humor, no ânimo e na produtividade das pessoas em uma empresa.
QUAIS AS MELHORES CORES PARA UTILIZAR NO AMBIENTE DE TRABALHO?
Como cada cor tem um determinado significado e pode trazer diferentes consequências às sensações humanas e funcionamento do cérebro, dadas as características de cada indivíduo, selecionamos algumas das cores que podem favorecer na produtividade em um ambiente corporativo, conforme o segmento e objetivos da organização, bem como o perfil dos profissionais.
Vermelho é uma cor indicada para ambientes que requerem bastante criatividade e memória, sendo responsável por aumentar a atividade cerebral, oferecendo mais dinamismo e animação ao ambiente.
Amarelo é uma cor que proporciona mais energia por ser também uma cor quente e, ao mesmo tempo traz o aconchego propício para concentração nas atividades.
Verde é uma cor que proporciona calmaria e tranquilidade, principalmente os tons mais claros da cor verde que causa sensações mais relaxantes tornando o ambiente mais agradável. Por isso é uma das cores mais utilizadas em instituições de saúde.
Azul é aquela cor que traz serenidade a qualquer tipo de ambiente, ajudando na redução do estresse e na manutenção da memória, que são fatores importantes também em um ambiente corporativo.
Branco é uma cor que mesmo sendo muito utilizada, deve ser bem analisada. Por mais que essa cor transmita a sensação de limpeza e claridade, a cor também pode ocasionar cansaço e desmotivação, afetando a produtividade de qualquer pessoa. Isso não quer dizer que o branco não deve ser utilizado, mas sim que seja equilibrado com outras cores.
Cores dos móveis: elas também podem ser um diferencial
Na hora de compor o ambiente corporativo as cores dos móveis fazem muita diferença e também influenciam os colaboradores.
As cores mais claras, quando usadas nos móveis, ou neutras, transmitem aconchego e leveza ao ambiente, já as cores mais escuras, por exemplo, trazem modernidade e elegância.
Uma super dica para na hora da escolha da cor dos móveis é que a cor favoreça de maneira positiva aliada a harmonia ou em contraste com as cores das paredes.
Agora, depois de saber que as cores influenciam no ambiente empresarial e como elas impactam os colaboradores, você já deve estar com muita vontade de escolher as tintas, não é mesmo?
Fazer boas escolhas para o ambiente de trabalho proporciona estímulos positivos para melhor a rotina profissional.
Gostou das nossas dicas? Então, mãos à obra e boas escolhas para você! Aproveite que já está por aqui e conheça mais da nossa empresa percorrendo nosso site. Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas dicas.