A escolha precisa dos móveis para escritório acarreta consequências diretas na produtividade e na qualidade de vida dos trabalhadores, pois boa parte da rotina é destinada ao trabalho. Por isso é fundamental que o ambiente de trabalho também seja apropriado.
Seguir a jornada de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, existem alguns métodos que podem favorecer a aumentar a produtividade no escritório.
E para saber como, leio o conteúdo incrível que nossos especialistas prepararam para você.
1º passo importante é entender como funciona a rotina de trabalho dos colaboradores.
Durante uma conversa com os colaboradores, entender o que está bom e o que está ruim, quais as demandas e a logística das funções.
2º passo é o momento do planejamento, considerando todos os fatores recolhidos durante o primeiro passo, para assim, além de favorecer uma ergonomia adequada a segurança e a saúde do colaborador, favorecer também a produtividade. O bem-estar da equipe é muito importante!
Para isso, a NR17 (Norma Regulamentadora 17), estabelecida pelo Ministério do Trabalho, que é responsável por guiar uma solução ideal como iluminação, equipamentos e, principalmente, os móveis utilizados no local, deverá ser seguida.
Desta maneira, cadeiras e mesas merecem um cuidado especial ao serem escolhidos, assim como a iluminação.
Veja algumas dicas:
Cadeiras
Se o profissional passa muito tempo sentado no escritório, o fundamental é oferecer uma cadeira apropriada, ou seja, cadeiras que possibilitem os joelhos ficarem em um ângulo de 90 graus em relação a cintura, que os pés fiquem completamente apoiados no chão e os que antebraços estejam apoiados nos braços da cadeira, propiciando o uso do mouse e dos teclados também.
Mesas
Depois de identificar quais itens devem compor a mesa do trabalhador, como computador, impressora, telefone, entre outros, analisar o espaço que a mesa poderá ocupar é um fator primordial que deve ser levado em conta, independentemente do tamanho da mesa a altura deve ser de 54 cm a 74 cm.
Mesas muito baixas prejudicam a saúde do trabalhador e podem causar inclinação no tronco e cifose lombar. Com isso as dores nas costas e pescoço são constantes.
Prateleiras e Armários
Estar em um ambiente desorganizado é extremamente desagradável e muito complicado. Claro que isso atrapalha todos os quesitos, como a saúde, o bem-estar, a segurança e sem dúvidas a produtividade.
Investir em um móvel que guarde os materiais e facilite a rotina do trabalhador, com certeza favorece também a produtividade.
Afinal de contas, ter às mãos, de maneira fácil e rápida, o material desejado, sem dúvidas agiliza as tarefas e reduz o estresse e a preocupação do trabalhador.
Gaveteiros
Além dos armários, os gaveteiros também têm fundamental importância para ajudarem na otimização e organização do trabalho.
A cereja do bolo!
Quanto mais confortável o trabalhador se sentir em seu ambiente de trabalho, mais produtivo ele será além de desempenhar melhor as atividades. Manter a saúde, a segurança e o bem-estar são quesitos principais a serem levados em consideração.
Se você chegou na leitura até aqui, vai uma pergunta:
Está na hora de investir em uma remodelação no ambiente de trabalho?
Móveis novos, ergonomia aplicada, novas cores no ambiente?
Empresas que entendem a importância de investir nisso, não deixam de aplicar essa prática.
Se este é o momento, entre em contato conosco.
Temos especialistas que ajudarão a montar um projeto pensando sempre na saúde, no bem-estar, na segurança e na produtividade do trabalhador.
Nossos especialistas desenvolvem projetos de ambientes modernos, com muita flexibilidade e praticidade.
Trabalhamos com linhas de móveis corporativos que se adequam de acordo com a necessidade do ambiente de trabalho, com projetos exclusivos também.
Entre em contato conosco. Afinal de contas, são 36 anos ao seu lado.
Gostou? Então entre em contato conosco para maiores informações clicando aqui
Vamos conversar sobre como podemos deixar seu ambiente mais ergonômico?
Clique aqui e fale diretamente conosco!