Proporcionar a sensação de unidade no ambiente de trabalho é uma tarefa importante. Por isso, a integração entre os espaços é fundamental.
Levar em conta a decoração, a harmonia entre os mobiliários pode facilitar também que alterações possam ser feitas com o passar do tempo.
Claro que áreas colaborativas também devem apresentar a identidade de toda a empresa, sem transmitir a sensação de desconforto, ou isolamento e atender as necessidades dos colaboradores.
Não há como o trabalho ser eficiente e produtivo se o ambiente não proporciona a troca de ideias.
Todos os colaboradores possuem o seu papel decisivo no resultado final de um trabalho executado a muitas mãos.
Por isso, o ambiente, a atmosfera precisam proporcionar impulsos, insights, empatias, sinergias e o desejo de crescerem juntos.
O espaço físico induz comportamento.
A conexão e a interação com outras pessoas estimulam a criação de ideias novas e inovadoras.
Em ambientes colaborativos essa troca está constantemente sendo estimulada e, portanto, esses ambientes são os melhores espaços para a inovação.
Além disso, a cultura e os espaços colaborativos podem reduzir custos, aumentar a produtividade e a satisfação dos colaboradores, que sentirão que, de fato, exercem um papel fundamental nos processos e, ao serem ouvidos e inseridos nesses ambientes, se sentirão mais valorizados.
Quando as pessoas querem colaborar, buscam sempre a solução mais conveniente naquele momento.
Se o escritório tiver tudo o que for necessário, o utilizarão. Se não for grande o suficiente, ou se necessitar de alguma tecnologia específica, vão se reunir em um outro espaço que seja próximo e que lhes garanta que a tecnologia necessária funcionará corretamente. Usarão salas que não os acomodam somente como último recurso.
Os escritórios das empresas pesquisadas mostram uma tendência a preferir espaços mais abertos e flexíveis, com intenção de afastar as pessoas do elevador e levá-las às zonas sociais, onde a interação espontânea pode acontecer a partir de um encontro casual.
O trabalho está em constante evolução. O mercado global, a complexidade dos problemas, o tempo de comercialização e outros fatores, apontam para a maior necessidade de colaboração. Os ambientes de trabalho também devem evoluir.
Para que essa harmonia seja alcançada, investir nos móveis corporativos adequados é crucial. Por meio deles, é possível realizar essa ‘comunicação’ entre os diferentes layouts pela paleta de cores, design e materiais utilizados.
Por isso, se você tem em mente oferecer espaços colaborativos no ambiente corporativo, entre em contato conosco.
Temos profissionais especialistas no assunto que poderão criar um projeto incrível, contemplando todas as necessidades da realidade proposta.
São 36 anos ao seu lado no mercado de mobiliário corporativo.
Gostou? Então entre em contato conosco para maiores informações clicando aqui
Vamos conversar sobre como podemos deixar seu ambiente mais ergonômico?
Clique aqui e fale diretamente conosco!