Alguns estudos apontam que trabalhadores podem passar até 2.030 horas do ano exercendo suas atividades profissionais. Isso é bastante, não? E significa que, na maioria das vezes, passamos mais tempo trabalhando.
Para evitar que os funcionários sofram desgastes físicos ou mentais por conta da quantidade de tempo gasto em suas funções de trabalho é possível contar com uma grande aliada: a NR17, a ergonomia no trabalho.
A NR-17 é conhecida como a “norma da ergonomia”, estabelece diretrizes e requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente em suas atividades profissionais.
O objetivo da NR 17 é fazer com que as empresas realizem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, permitindo, assim, o máximo de conforto e desempenho para poderem operar suas atividades de maneira segura.
Alguns estudos apontam que as empresas que investem em ergonomia no trabalho garantem uma série de vantagens no mercado, como uma queda de até 3% na taxa de absenteísmo dos colaboradores e uma diminuição de até 25% do desperdício de matérias-primas.
Apesar de parecer que aplicar a ergonomia na sua empresa pode ser algo que só irá gerar gastos, o custo-benefício dessa implementação é muito positivo a longo prazo. Isso porque, ao introduzir essas melhorias no ambiente de trabalho, os riscos de afetar a saúde dos colaboradores diminuem, minimizando também possíveis custos com afastamentos ou indenizações, por exemplo.
Além disso, a aplicação dos princípios da ergonomia no ambiente de trabalho também contribui para o aumento da produtividade, para a retenção de profissionais e para a melhora do clima organizacional.
Dentre os benefícios da ergonomia no trabalho para os profissionais estão:
melhora da postura e prevenção de doenças
aumento da qualidade de vida
promoção à valorização profissional
diminuição da fadiga e do estresse gerados pelo trabalho
aumento da sensação de satisfação
Oriente seus colaboradores sobre a importância da ergonomia
É fundamental orientar seus colaboradores sobre a importância de criar um ambiente apropriado para o trabalho em casa e falar sobre os problemas que não dar atenção a princípios ergonômicos pode causar.
Além de orientar sobre a importância da ergonomia, também é essencial que você imponha regras para a escolha dos móveis que serão utilizados na rotina de trabalho.
Vale dizer que, caso seu colaborador não possua mobiliário adequado, é de responsabilidade da empresa providenciá-los.
Aproveite para acessar as nossas redes sociais e dar uma olhadinha nas nossas sugestões de escritórios com toda ergonomia que nossos produtos oferecem!
Aqui na Marfilinea, nossos especialistas elaboram projetos personalizados para a realidade da sua empresa e sempre, pensando no bem-estar e na ergonomia. Além da qualidade, conforto, segurança e tradição.
Entre em contato com os nossos especialistas