Qual a importância dos alongamentos no trabalho

Você trabalha em um escritório? A chance de passar uma boa parte do tempo sentado é grande. Sabia que isso pode te colocar em risco com problemas associados à ergonomia? A falta dos movimentos ao decorrer do tempo, podem acarretar dores e distensões musculares.

Quer saber como melhorar a saúde dos efeitos adversos de permanecer muito tempo sentado? Comece  uma rotina de alongamento.

Mas você sabe o porquê de fazer alongamentos? 

O alongamento induz ao relaxamento, evita encurtamento e tensões e promove aumento de flexibilidade, é uma ótima válvula quando se está naquele momento de stress no trabalho.

Pensando nos benefícios que o alongamento pode trazer ao colaborador e como o mesmo proporciona uma qualidade de vida muito melhor, se você quer saber quais são os tipos de alongamentos para fazer no trabalho, leia até o final!

Mãos e Braços:

Comece com a mão aberta, depois feche o punho (mão fechada) mantendo o polegar reto. Em seguida, deslize as pontas dos dedos na palma da mão, aproximando as pontas dos dedos da base dos dedos. Você deve se sentir esticado.

Solte as mãos e abra-as. Dobre o pulso de um lado para o outro o mais suavemente possível. Segure o alongamento por cinco segundos. Repita três vezes.

Estenda os braços e as mãos, girando lentamente os pulsos até sentir um alongamento. Segure por três ou cinco segundos. Repita esta sequência três vezes.

Coloque os cotovelos na mesa, as palmas das mãos juntas e abaixe lentamente os punhos por cerca de 7 segundos, depois relaxe. Repita este alongamento três vezes.

Pescoço e Ombros:

Traga a parte superior dos ombros em direção às orelhas até sentir alguma tensão. Mantenha essa posição por três a cinco segundos, depois relaxe em uma posição sentada normal.

  •  Repita esse alongamento duas ou três vezes.
  • Enquanto estiver sentado ou em pé – sem levantar seu queixo – deslize sua cabeça para trás. (Se você sentir que está ficando com um “queixo duplo”, você está fazendo esse alongamento corretamente). Segure contando até 20 e repita cinco ou dez vezes.
  • Devagar solte sua cabeça para a esquerda, tentando tocar sua orelha esquerda em seu ombro.  Segure e então repita com o lado direito.
  • Colocando suas mãos atrás da sua cabeça, aperte suas escápulas juntando-as.

Costas e pernas:

  • Entrelace seus dedos e levante seus braços acima da sua cabeça, garantindo que seus cotovelos estejam esticados. Então, pressione os braços o mais distante possível e lentamente incline para a esquerda e depois para a direita.
  • Segure seu braço direito com sua mão esquerda logo acima de seu cotovelo, e então gentilmente empurre seu cotovelo em direção ao ombro esquerdo. Segure por cinco segundos e repita com o braço esquerdo. Repita este alongamento duas a três vezes.

3 benefícios que o alongamento pode trazer ao colaborador:

Melhorias na postura da coluna vertebral, redução dos riscos de lesões por esforços repetitivos e diminuição das dores musculares.

Agora que você entendeu como os movimentos e a ergonomia são importantes para o dia a dia no ambiente de trabalho, deixe aqui nos comentários se você realmente vai começar a se alongar.

Lembre-se, se começar a sentir dor, pare!

Até a próxima.